Internet Dedicada X Internet Compartilhada: Qual a diferença?

 In Internet Dedicada

Muito se fala em internet dedicada e internet compartilhada. Mas o fato é que muita gente ainda não sabe a diferença entre as duas soluções. Compreender o que significam estas terminologias e quais as características de cada modalidade é essencial para determinar qual a melhor alternativa para cada caso – e isso vale especialmente para a contratação corporativa.

Neste artigo você vai entender quais são as diferenças entre internet dedicada e internet compartilhada. Além disso, vai descobrir qual é a melhor solução para você! Continue a leitura para compreender o assunto!

Internet Compartilhada

A Internet Compartilhada é a mais usada comumente. Ela é empregada especialmente em ambientes residenciais e em pequenas empresas, e pode ser facilmente contratada junto a qualquer uma das operadoras atuantes do mercado.

Nesta modalidade, diversos contratantes estão conectados de maneira indireta a um mesmo servidor da operadora. Por isso ela recebe o nome de compartilhada. Este tipo de conexão apresenta algumas especificidades características, oriundas do compartilhamento.

Primeiramente, vale destacar que ela apresenta instabilidades. Isto significa que em alguns horários a velocidade da conexão pode variar, ou até mesmo travar ou cair, em função da grande demanda de usuários no servidor. Desta forma, outro aspecto notável da conexão de internet compartilhada é que dificilmente 100% da velocidade adquirida junto à operadora será entregue.

Todos estes aspectos podem representar um grande prejuízo, fazendo com que internet compartilhada seja recomendada apenas para alguns poucos casos. Assim, ela só é indicada para usuários domésticos que não tenham necessidade obrigatória de estabilidade de conexão para suas atividades.

Internet Dedicada

Existem contextos onde a instabilidade da internet compartilhada é inaceitável. Para estas situações, optar pela internet dedicada, também conhecida como link dedicado é a melhor saída.

Ao contrário da conexão compartilhada, na internet dedicada a conexão é diretamente ligada ao provedor. Assim, o sinal é exclusivo para o contratante, que não precisa disputar pela conexão com outros usuários.

Ou seja, com a internet dedicada, são eliminados integralmente os problemas de conexão. A velocidade contratada é entregue adequadamente e o usuário desfruta de total estabilidade para trabalhar. Além disso, com a internet dedicada, viabiliza-se a contratação de outros serviços como o VOIP.

Por isso, esta é a alternativa ideal para empresas de todos os portes, bem como para usuários que necessitem permanecer logados consistentemente. A internet dedicada garante acesso irrestrito às aplicações web, impedindo quedas de produtividade decorrentes de falhas na conexão.

Existem empresas que oferecem também a possibilidade de contratação de uma banda de internet dedicada para horários específicos. Por exemplo, no caso de um hotel o maior consumo se dá a noite quando os hóspedes estão nos quartos, sendo assim já é possível contratar uma banda maior de internet para o período noturno e deixar uma de menor capacidade para o período diurno.

Como contratar Internet Dedicada

Para desfrutar de todos os benefícios da internet dedicada, é fundamental contar com os serviços de uma empresa qualificada técnica e profissionalmente. O fornecedor deve ser capaz de fazer uma precisa avaliação dos requisitos técnicos do sistema.

Desta forma, com base na quantidade de computadores conectados e no tipo de atividades desempenhadas, a empresa poderá determinar a viabilidade da instalação. Assim, será proporcionada uma conexão cujas configurações de banda atendam às necessidades operacionais do contratante.

Com estes cuidados, a opção por um link de internet dedicada oferecerá um excelente custo-benefício. As atividades da empresa serão suportadas adequadamente e não estarão sujeitas a falhas em função de problemas de conectividade com a Internet.

Recommended Posts

Deixe um comentário