Por que a Internet Dedicada é mais cara, comparada à compartilhada?

 In Internet Dedicada

É comum encontrar pessoas surpresas com a diferença de valor cobrado por um link dedicado de internet, quando comparado ao preço de um pacote de internet compartilhada, mais comumente encontrado no mercado e oferecido por diversas operadoras. Neste artigo vamos explicar os motivos que determinam esta diferença. Acompanhe!

Disponibilidade e garantia em contrato

Quando você contrata um provedor de internet, espera receber dele toda largura de banda do pacote, bem como ter estabilidade na conexão. Correto? Na prática não é bem assim!

No Brasil, as operadoras de internet banda larga compartilhada não precisam entregar 100% da conexão contratada. No entanto, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determina que as empresas forneçam pelo menos 80% da taxa de transmissão média mensal e 40% da taxa de transmissão instantânea. Ou seja, ao contratar um plano de 10 Mbps, por exemplo, o cliente deverá ter a média mensal de largura de banda mínima de 8Mbps. Já a velocidade instantânea deve ser de 4Mbps. A regra vale para conexões fixas e dispositivos móveis.

Já no caso de um link dedicado de internet , a disponibilidade é garantida em contrato , é garantido, em contrato, que você terá 100% do que contratou. Uma enorme diferença, não é?

Largura de banda simétrica para download e upload

Quando a largura de banda de download é igual à largura de banda de upload, a transferência de dados é mais eficiente, notadamente nos casos em que a aplicação requer troca de volumes de dados em ambos os sentidos.

Chamados de manutenção e tempo de resolução menor

Os clientes de links dedicados são atendidos de maneira diferenciada, com suporte altamente especializado. O tempo de resposta para resolução de um chamado deve constar em contrato e e é muito menor em comparação com o tempo de provedores de internet compartilhada.

Infraestrutura para alto desempenho da internet

Somente equipamentos robustos, das melhores marcas do mercado, são usados para garantir a disponibilidade do link dedicado. Em alguns casos para garantir ainda mais a alta disponibilidade, o cliente recebe até o dobro de equipamentos, que funcionam como um backup para maior segurança.

IP’S fixos na rede mundial

Esse serviço é fornecido principalmente para empresas que precisam compartilhar acesso externo aos seus servidores ou câmeras e necessitam de um IP fixo na rede mundial de computadores.

Todos estes pontos demonstram a enorme diferença entre contratar um link dedicado e um link compartilhado , e consequentemente explicam o por quê da diferença de preço existente.

O link dedicado é voltado para empresas que demandam capacidade de tráfego para suas atividades-foco, bem como para navegação na Internet. Invista e surpreenda-se com a diferença!

Recommended Posts

Deixe um comentário